Terça-Feira, 19 de Fevereiro de 2019
Twitter Notícias na Web
Blog Notícias na Web

Passar 5 minutos em contato com a natureza traz felicidade, diz estudo

04/02/2019 - Artigos
Com resultado, pesquisadores norte-americanos ressaltam a importância de espaços verdes em ambientes urbanos

 Se você está em busca de mais leveza e felicidade no dia a dia, tente ficar pelo menos cinco minutos em contato com a natureza. Pelo menos é isso o que recomenda um estudo recente realizado pela Universidade de Regina, do Canadá.

Os pesquisadores fizeram um experimento com centenas de pessoas e descobriram que as que passaram esses minutos sentadas em um local com verde tiveram mais emoções positivas.

Foram realizados dois testes para chegar a essa conclusão. No primeiro, 123 participantes foram divididos em dois locais: uma parte foi a um parque em frente à universidade, enquanto outra permanecia no interior do prédio. Todos foram obrigados a guardar quaisquer dispositivos eletrônicos e orientados a se concentrar apenas neles mesmos enquanto permanenciam sentados.

Quando se tratava de emoções hedônicas, os que estavam sentados do lado de fora sentiram um aumento antes e depois do teste, enquanto os que estavam no ambiente interno não. O mesmo aconteceu em relação às emoções autotranscendentes.

Os pesquisadores, então, realizaram um segundo estudo para ver se mais tempo no ambiente natural se correlacionaria com um aumento ainda maior dessas emoções. Nele, 70 participantes passaram 15 minutos (sem dispositivos eletrônicos) sentados em ambos os ambientes e fizeram outra escala com emoções negativas — incluindo estresse, depressão e ansiedade.

O aumento do período passado na natureza não se refletiu na quantidade de emoções positivas, mas o estudo revelou, também, que as negativas foram reduzidas em ambos os ambientes, quando acrescidos cinco minutos de descanso.

 “Há duas coisas importantes que enfatizo para todos os meus alunos hoje em dia. A primeira é: quando você precisar de um impulso emocional, a maneira mais rápida e fácil é passar alguns minutos com a natureza ”, disse Katherine D. Arbuthnott, uma das autoras do estudo, ao PsyPost, acrescentando que estar do lado de fora é a melhor opção, mas olhar fotos de cenas naturais também pode ajudar.

“A segunda é que, como o contato com a natureza é benéfico para nossa saúde emocional, preservar nossos espaços naturais nas cidades é um importante objetivo de saúde pública”, acrescentou.

O estudo tem algumas limitações, incluindo que examinou apenas exposições curtas de até 15 minutos em um pequeno parque urbano, mas os resultados são um aceno para a importância dos espaços verdes no planejamento urbano.

Fonte: R7
Notícias na web © 2019
Melhor visualizado na resolução 1024 X 768
Desenvolvido por:
Doway - Soluções Dinâmicas Web