Domingo, 16 de Dezembro de 2018
Twitter Notícias na Web
Blog Notícias na Web

Notebook da HP tem função que espiona o que usuário digita

12/12/2017 - Tecnologia
Programador descobriu recurso, que já vem instalado de fábrica, no programa que controla o teclado; empresa disponibilizou correção para 476 modelos

 Um programador descobriu que vários modelos de notebooks da HP vêm de fábrica com um programa que registra tudo que é digitado no teclado. A função pode ser usada para capturar mensagens, senhas e dados bancários sem que o usuário perceba.

A informação foi divulgada na última semana pelo programador Michael Myng, que já havia avisado a empresa anteriormente. O problema afeta 476 modelos (veja lista neste site da companhia), e a HP disponibilizou uma correção para os dispositivos afetados.

O recurso espião — conhecido como keylogger —  faz parte de um software que os computadores usam para fazer seus componentes, como teclado, mouse, e placa de vídeo, funcionarem (é o chamado driver). Myng descobriu a função enquanto investigava o driver do teclado, para entender como a função que ilumina as teclas funciona.

O software que registra a digitação no teclado vem desabilitado por padrão nos computadores afetados, mas pode ser ativado caso alguém tenha acesso ao sistema — como um hacker ou vírus.

Não é a primeira vez que um keylogger é detectado em dispositivos da HP. Em maio deste ano, um especialista em segurança relatou que havia encontrado o recurso nos drivers da placa de som de notebooks.

Outro lado

Em nota à imprensa, a HP disse que “usa touchpads da [fabricante] Synaptic em alguns de seus computadores portáteis e trabalhou em conjunto com a Synaptic para prover correções para seus erros para os sistemas HP impactados, disponíveis no boletim de segurança na HP.com”.

Fonte: Veja
Notícias na web © 2018
Melhor visualizado na resolução 1024 X 768
Desenvolvido por:
Doway - Soluções Dinâmicas Web