Terça-Feira, 19 de Setembro de 2017
Twitter Notícias na Web
Blog Notícias na Web

México: terremoto de 8,2 graus causa tsunami e deixa 15 mortos

08/09/2017 - Internacional
É o mais forte a atingir o país nos últimos 100 anos

 Pelo menos 15 pessoas morreram no terremoto de 8,2 graus de magnitude ocorrido no sul do México na noite de quinta-feira, a maioria no estado de Oaxaca. O coordenador nacional de Proteção Civil, Luis Felipe Puente, disse à emissora “Televisa” que as vítimas são das cidades de Oaxaca, Chiapas e Tabasco.

Puente apontou que na zona de Juchitán (Oaxaca) há informações de casas derrubadas com pessoas no interior, mas disse que não serão oferecidos números oficiais até que o Ministério Público, junto os órgãos estaduais da Defesa Civil, confirmem as vítimas fatais. Ou seja: o número deve aumentar nas próximas horas

A força do fenômeno geológico foi sentida violentamente tanto na Cidade do México, a capital, quanto na Guatemala, na fronteira sul. O tremor provocou cortes de energia elétrica na capital, onde o a sísmico foi ouvido, e as ambulâncias logo começaram a percorrer as ruas da região.

Previamente, em uma mensagem aos meios desde o Centro Nacional de Prevenção de Desastres (Cenapred), o presidente Enrique Peña Nieto indicou que este tremor tem uma magnitude similar a um registrado em 1932 e foi maior do que o de 1985, de 8,1 graus e que deixou milhares de mortos e desaparecidos na Cidade do México.

O presidente ainda disse que podem ocorrer fortes réplicas. Até o momento foram sentidas 65 réplicas, a maior de 6,1 graus. O terremoto afetou pelo menos dez estados do sul e do centro do México, e até 50 milhões de pessoas — quase a metade da população nacional – puderam senti-lo.

(Com EFE)

Fonte: Veja
Notícias na web © 2017
Melhor visualizado na resolução 1024 X 768
Desenvolvido por:
Doway - Soluções Dinâmicas Web