Sexta-Feira, 24 de Novembro de 2017
Twitter Notícias na Web
Blog Notícias na Web

Coreia do Norte: teste nuclear provocou deslizamentos de terra

06/09/2017 - Internacional
Na fronteira norte-coreana, a China detectou um leve aumento na radiação

 Uma análise feita a partir de imagens de satélite mostra que o teste nuclear feito pela Coreia do Norte no domingo provocou deslizamentos de terra perto do local da explosão da bomba. Os dados foram coletados pela empresa Planet e interpretados pelos especialistas do centro de estudos North 38.

Os deslizamentos ocorreram na região do monte Mantap, cuja altura é de 2.205 metros. Segundo os analistas, a comparação das imagens serve para estimar o grau de potência da arma do regime norte-coreano. O estudo corrobora a tese de que o teste mais o forte já realizado por Kim Jong-un. No momento da explosão, os institutos sismológicos de Seul, Tóquio e Pequim detectaram um terremoto de 6,3 graus na escala Richter na região.

Nível de radiação na China

A China detectou um leve aumento da radioatividade no ponto da fronteira com a Coreia do Norte mais próximo ao possível lugar do último teste nuclear de Pyongyang, embora ainda não tenha sido confirmado se o aumento tem a ver com o experimento.

Os níveis de radioatividade no distrito de Changbai, na província de Jilin, passaram da média de 104,9 nanograys, antes do teste, para 108,5 nanograys na terça-feira. Nesta quarta-feira (06), os números chegaram a um pico de 112,5 nanograys. Outras estações também registraram aumentos leves da radioatividade nos últimos dias.

O site da Administração Nacional de Segurança Nuclear chinesa mostra os resultados recolhidos pela rede de estações de medição.

“Os resultados do monitoramento mostram que este teste nuclear da Coreia do Norte não afeta atualmente o nosso meio ambiente nem a população”, informou o órgão em comunicado oficial.

No entanto, Guo Qiuju, professor de proteção contra a radiação na Faculdade de Física da Universidade de Pequim, disse ao jornal independente de Hong Kong “South China Morning Post” que ainda é cedo para saber se esses aumentos se devem ao teste norte-coreano ou a fatores da natureza, já que a radiação oscila de forma natural.

O teste

A Coreia do Norte anunciou no último domingo o sexto e maior teste nuclear em sua história. De acordo com as autoridades norte-coreanas, foi a primeira vez que o país obteve sucesso no teste de uma bomba de hidrogênio que pode ser instalada em um míssil balístico de longo alcance. Autoridades do Japão e da Coreia do Sul afirmam que explosão pode ter sido até cinco vezes mais potente que o último teste realizado no país.

(Com EFE)

Fonte: Veja
Notícias na web © 2017
Melhor visualizado na resolução 1024 X 768
Desenvolvido por:
Doway - Soluções Dinâmicas Web