Segunda-Feira, 25 de Setembro de 2017
Twitter Notícias na Web
Blog Notícias na Web

Correr na juventude ajuda a caminhar sem sacrifícios na terceira idade

19/02/2015 - Dicas
Estudo feito por universidades americanas indica que apenas caminhar regularmente não é suficiente para manter capacidade de andar quando a idade chega

 Mesmo para quem ainda não criou uma rotina de exercícios, correr é essencial para, quando a idade chegar, conseguir caminhar sem grandes sacrifícios. Segundo resultados de um experimento feito pela Universidade do Colorado em parceria com a Universidade de Arcata, na Califórnia, andar não surte o mesmo efeito que apertar o passo, pensando a longo prazo.

 

Os pesquisadores recrutaram 30 homens e mulheres com idades entre 60 e 70 anos. Deles, 15 passaram a andar 30 minutos durante três vezes por semana. A outra metade começou a correr por 30 minutos com a mesma frequência.  Depois, eles foram submetidos a andar em esteiras preparadas para captar todas suas funções vitais. O resultado: o grupo de corredores foi mais eficiente em caminhadas. Eles precisaram de menos energia para andar no mesmo ritmo que alguém habituado a apenas caminhar.

Para se ter uma ideia, esses corredores na terceira idade demonstraram a mesma eficiência para caminhar do que jovens universitários sedentários: ambos fazem o mesmo esforço para andar. Já pessoas mais velhas que só caminhavam tinham a mesma eficiência que outros na terceira idade que eram sedentários. Ou seja, caminhar regularmente não preveniu o sacrifício.

 

Os pesquisadores especulam que a diferença está nas células dos músculos. Exercício aeróbico intenso e prolongado, como correr, aumenta o número de mitocôndrias, que por sua vez ajudam a prover energia para as células. Logo, mais mitocôndrias permitem que alguém se movimente por períodos mais longos com menos esforço, segundo os professores.

 

A pesquisa não quer dizer que a caminhada não é útil. Andar regularmente faz com que idosos tenham menos obesidade, artrite, doenças de coração e diabetes do que sedentários. Mas, para continuar a andar sem fazer tanto esforço na terceira idade, é melhor correr já.

Fonte: Globo
Notícias na web © 2017
Melhor visualizado na resolução 1024 X 768
Desenvolvido por:
Doway - Soluções Dinâmicas Web